“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”(At 1:8)
*O que é Evangelizar?
Evangelizar, é quando sem reservas, decidimos dar o testemunho, comunicando e expressando - de forma organizada e equilibrada, as Boas-novas. A vida eterna. A vida do Deus Eterno!
Dar testemunho ou testemunhar é se expressar não somente com palavras, mas principalmente com atitudes. Com ações... Não é impor e sim expor. Pois, "alguns abandonaram essas coisas e se perderam em discusões inúteis" (1Tm 1.6).
Quando nos posicionamos e decidimos comunicar, não significa que devemos sair por aí - despejando palavras em cima das pessoas. Reagindo em confronto com a opinião alheia, ganhando bate-boca e muito menos representando quem, e o que não somos. Comunicar é envolver-se e andar junto, é levar vida às pessoas, é criar relacionamentos.
Outro fator importante e indispensável nesta operação, é que, antes mesmo de falar - é preciso saber ouvir. A Palavra de Deus não nos leva a rivalidade e a debates, e sim ao amor (1Tm 1.5). Ao serviço...
Em nossos dias, a igreja tem usado de diversos meios para falar ao mundo sobre o reino dos céus, mas não da forma utilizada por Jesus. Se desejarmos ver a genuína conversão de outras pessoas, devemos seguir o exemplo de nosso Senhor:
"Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13:15), “Porque eu não falei por mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, esse me deu mandamento quanto ao que dizer e como falar" (Jo 12:49).
A forma da evangelização Bíblica é simples, para que todos os servos do Senhor possam participar, pois no tempo de Jesus não havia carro de som, gráfica para imprimir folhetos, emissoras de rádio, televisão e etc. É permitido por Deus usarmos esses meios, mas não ficarmos dependentes deles, ou até mesmo acreditarmos que sem eles não há evangelização.
Nós somos a principal ferramenta que Deus quer usar na sua obra de evangelização.
*Razões para Evangelizar
A Bíblia nos mostra, razões fortíssimas que pode convencer e conscientizar a Igreja para obedecer o IDE do Senhor Jesus. De modo que, todos se envolvam no trabalho evangelístico.
Porque este foi o grande propósito da vinda do senhor jesus aqui na terra e também deve ser da sua igreja
Os evangelhos mostram enfaticamente o grande propósito do Senhor Jesus aqui na Terra. Esse propósito podemos entender no evangelho de (Luc. 4.17-21). Jesus revela após ter lido o livro do profeta Isaias, a todos os que estavam na sinagoga, ser ele (Messias) para começar o grande trabalho de evangelização. Os versículos (18 e 19) defini para melhor entender-mos o trabalho que lhe foi confiado:
- - Evangelizar os pobres (são todos os que sentem a necessidade de ouvir a boa notícia do Reino do Senhor Jesus. Mt. 4.23-25).
- - Apregoar liberdade aos cativos (disse Jesus para a mulher adultera: “... vai, e não peques mais”. Jo 8.11).
- - Dar vista aos cegos (são os que estão sendo enganados nas religiões vãs. Jesus revelou ser ele a luz do mundo. Quem o seguisse não andaria em trevas, mas teria a luz da vida. Jo 8.12).
- - Por em liberdade os oprimidos (Jesus declarou que era necessário libertar uma mulher que há dezoito anos, Satanás lhe oprimia com uma enfermidade. Lc. 13.10-17).
- - Anunciar o ano aceitável do Senhor (é o hoje. Disse Jesus para Zaqueu: “... Hoje, veio salvação a esta casa”. Lc. 19.9).
O seu propósito revelou o estado espiritual do homem que estava sem Deus. Este também era o nosso estado, antes de ter recebido o Senhor Jesus. Porém, agora salvos, pois fomos alcançados por esse tão grande propósito do Senhor, sendo assim, este também deve ser o grande propósito da Igreja, pois recebemos da mesma unção do Espírito Santo para dar continuidade a esta obra (2 Cor. 1.21, 22; Atos 1.8).
O cristão cumpridor do seu dever, é o apostolo Paulo escrevendo aos (1 Cor. 9.16, 17), faz uma declaração acerca do seu dever.“Pois me é imposta essa obrigação. Ai de mim se não anunciar o evangelho.” E ainda em (2 Tim. 4.1, 2)
Encontramos o mesmo apostolo, agora admoestando o seu filho na fé Timóteo, acerca também do seu dever de crente, que é de pregar a palavra. Contudo, não quer dizer que o cristão deva pregar a palavra constrangido ou forçado, mas por se tratar de uma testemunha viva do Senhor Jesus. E ainda, o mesmo deve pregar a palavra de boa vontade, pois só assim receberá galardão conforme (1 Cor. 9.17).
O senhor jesus já nos capacitou espiritualmente para evangelizar, quando nos revestiu da sua autoridade e nos batizou com o seu Espírito Santo
Disse-lhe Jesus:“Eu vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum”. (Lc. 10.19).
*Conclusão
Evangelizar não é uma opção. O próprio Senhor Jesus nos comissionou e disse: IDE (Mt 28:19 e 20 e Mc 16:15)
Precisamos então conhecer as razões, onde e o que fazer para cumprir este mandamento tão precioso da parte daquele que nos tirou das trevas para Sua Maravilhosa Luz.
Nosso compromisso é o de anunciar as Boas Novas e nos alegraremos ao ver que os frutos virão pelo germinar desta semente nos corações que, certamente, serão trabalhados pelo Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário